Justiça determina a suspensão de parcelas de contrato de compra e venda de imóvel

Justica Determina A Suspensao De Parcelas De Contrato De Compra E Venda De Imovel

O juiz Éder Jorge, de Goiânia – GO, determinou a suspensão da cobrança das parcelas de contrato de compra e venda de imóvel que é objeto de pedido de rescisão, em ação judicial.

Uma outra pessoa, antes dos atuais compradores, havia adquirido o mesmo terreno, contudo, como não conseguiu efetuar os pagamentos, houve a rescisão de seu contrato, por iniciativa da incorporadora e, posteriormente, a realização da venda do lote para os atuais compradores.

O procedimento da rescisão do primeiro contrato foi questionado judicialmente pelo antigo comprador e, após um longo período de tramitação processual, houve o deferimento de uma liminar para que ele se mantivesse na posse do imóvel.

Diante dessa situação, onde a posse dos atuais compradores se encontrava prejudicada, estes pediram, judicialmente, a rescisão do contrato por culpa exclusiva da empresa incorporadora, que realizou a venda do bem após uma rescisão contratual onde não houve a observância dos preceitos legais.

Suspensão das parcelas

De acordo com o juiz Éder Jorge, a suspensão das obrigações decorrentes do contrato, para os atuais compradores, deve ser determinada.

O juiz explicou que: “há interesse da parte Requerente em rescindir a avença firmada. Logo, independente de suas motivações, inexiste razão para que o ônus das parcelas previamente estabelecidas em sede contratual seja mantido”.

Para o magistrado, ‘em caso de não deferimento, poderá ser a parte autora compelida a continuar arcando com os valores das prestações referentes ao empreendimento imobiliário, muito embora esteja pleiteando judicialmente a rescisão do contrato. Desta forma, mostra-se ilógica a exigência em seu desfavor para que continue arcando com o pagamento das parcelas.”.

Assim, o juiz atendeu ao pedido de liminar realizado, determinando ” à parte Requerida, tão somente, que suspenda as cobranças das parcelas vincendas, referentes ao contrato em discussão, bem como se abstenha de negativar o nome da parte Autora perante os órgãos de proteção ao crédito, até posterior decisão deste Juízo, sob pena de multa diária de R$ 300,00 (trezentos reais), até o limite de 30 (trinta) dias a fim de se evitar o enriquecimento ilícito, e em atenção aos termos do artigo 537, do Código de Processo Civil “.

O advogado Rafael Rocha Filho atuou pelas autoras.

Nós podemos ajudar se você estiver precisando de Advogados especializados em ações que envolvam imóvel, contrato, revisão, juros, tabela price, Urbanizadora Paranoazinho, UP, aumento, nas cidades de Goiânia, Grande Goiânia, Catalão, Piracanjuba, Morrinhos, Jaraguá, Itapuranga, Petrolina de Goiás, Goiás, e em Brasília, Distrito Federal, Mato Grosso, Centro-Oeste, São Paulo, Brasília.

Atendemos também clientes das cidades de Porangatu, Uruaçu, Minaçu, Niquelândia, Luziânia, Formosa, Flores de Goiás, Cristalina, Monte Alegre de Goiás, Anápolis, Trindade, Caldazinha, Bela Vista de Goiás, Hidrolândia, Leopoldo de Bulhões, Rio Verde, Quirinópolis, Jataí.