Cuidado! Novo Golpe na Praça

Cuidado Novo Golpe Na Praca

Não bastasse o tanto de problema que a pandemia do Covid-19 trouxe ao Brasil e ao mundo, ainda tem que lidar com bandidos que aplicam golpes utilizando esse argumento para prejudicar a vida de milhares de pessoas.

 

Trata-se do golpe já conhecido da clonagem do whatsapp, mas agora com o uso de informações sobre a Covid-19.

 

Esse golpe do whatsapp já é antigo, mas diuturnamente as pessoas estão sendo prejudicadas por esse problema que no geral é realizado de dentro dos presídios do Brasil.

 

Segundo o site, tecmundo, 12 mil brasileiros caem nesse golpe todos os dias. Eu disse, TODOS OS DIAS. Leia a matéria aqui.

 

O que é esse golpe do whatsapp? É o seguinte, alguém (detento) liga no seu número com alguma desculpa, dizendo-se por exemplo que é funcionário de uma marca de restaurante famoso.

 

Então, após se apresentar, ele faz uma falsa pesquisa de satisfação, ou pergunta se a pessoa já conhece o estabelecimento, daí diz que vai dar um almoço de brinde, basta que a pessoa confirme alguns números que ele irá mandar por sms.

 

Feito isso, a pessoa então diz pra ele os números, e pronto, o seu whatsapp não é mais seu, não é mais controlado por você, mas pelo marginal.

 

Apesar do aplicativo estar no seu aparelho, você não mais tem acesso a ele, você está bloqueado, e o bandido, liberado.

 

Uma vez que seu whatsapp está agora em poder do meliante, ele utilizará o dos seus contatos se passando por você para pedir empréstimos, depósitos, transferências.

 

Os valores são variados, de 2 a 10 mil reais, em transferência para a conta de uma pessoa física, geralmente parente do criminoso.

 

E vou te dizer, são muitas, mas muitas pessoas que tem transferido valores para esses ladrões, na maior inocência e boa fé. Um prejuízo imenso. Como informando acima 12 mil pessoas caem no golpe todos os dias, são milhões em prejuízo. Todos os dias alguém vem me reclamar que isso está acontecendo, ou eu vejo uma publicação nas redes sociais dizendo: “não façam nenhuma transferência para mim, clonaram meu celular”. Na verdade clonaram só o whatsapp.

 

Quem cai nesse golpe terá uma imensa dor de cabeça, primeiro para conseguir restabelecer seu domínio sobre o aplicativo, em média são 30 dias para recuperar o acesso.

 

Segundo por ter que ficar se expondo dando explicações que seu número foi clonado e avisando a todos que conhece para não transferirem dinheiro.

 

É uma perda de tempo monstruosa, cansativa e frustrante.

 

E o pior, encarar parentes e amigos que vão te dizer que te mandaram o dinheiro e alguns vão querer receber de você. Imagine os idosos em uma situação dessa, é um vexame, um transtorno indizível.

 

Os marginais utilizam temas da moda, e a moda agora é o Covid-19. Eles entram em contato dizendo-se do ministério da saúde ou SUS, perguntam se você já teve a doença, ou alguma parente, entre outras perguntas.

 

Logo após enviam um número e pedem para que você confirme os números para finalizarem o atendimento. É nesse momento que irá definir se você vai ter paz ou tribulação.

 

Caso você diga a eles o número, pois, eles não tem acesso, eles imediatamente clonarão seu aplicativo, aí vem a tormenta.

 

Quais são as dicas então para não cair nesse golpe?

 

Primeiro jamais confirme para ninguém qualquer número que for enviado no seu celular. Pode ser banco, restaurante, sus, ibge, quem for, não confirme.

 

Caso precise resolver algo, vá até a agência e resolva, mas não confirme números, códigos, essa é a porta de entrada para o marginal clonar seu aplicativo de comunicação.

 

Segundo, nunca transfira nenhum valor porque alguém te pediu por mensagem escrita de whatsapp. Ligue para a pessoa, ouça a voz dela caso a conheça. Confirme primeiro. esse é um golpe até simplório, mas pela cara de verdade traz muito prejuízo.

 

Terceiro, encerre logo conversa com desconhecido. Dificilmente alguém nos liga pra nos ajudar, geralmente é vendedor, telefone querendo vender plano, empréstimo, etc, mas ajuda, essa é pouca. Portanto, quanto mais sorte você der para o azar, maior a chance de cair em golpes.

 

Por falar em empréstimos, eu fiz um vídeo falando sobre o golpe do empréstimo que está ocorrendo diariamente no Brasil, caso queira saber mais sobre essa modalidade, acesse aqui.

 

Mas eu já caí no golpe da clonagem do celular, o que eu devo fazer.

 

Caso você seja o proprietário do aplicativo, a sugestão é registrar de forma online o Boletim de ocorrência para se resguardar de problemas futuros, tire também os printes das postagens que fizer nas redes sociais informando que foi vítima de clonagem.

 

Ademais, você pode ajuizar ação de indenização em desfavor da operadora de telefone, pois creio haver participação inclusive de pessoas que lá trabalham, bem como contra o facebook que é proprietário do whatsapp.

 

Você não é obrigado a pagar para as pessoas que fizeram transferências uma vez que não teve culpa, nem mesmo recebeu qualquer valor em sua conta. Sei que é difícil encarar parentes e amigos que mandaram o dinheiro, mas… fazer o que?

 

Caso você tenha depositado dinheiro para os golpistas, registre um boletim de ocorrência, de forma online até pra economizar tempo e ida à delegacia, ele tem o mesmo valor que aquele feito na delegacia física.

 

Após, pode ajuizar ação em desfavor da telefônica bem como do whatsapp, pois entendo ser defeito na prestação do serviço e devem ser responsáveis pelo que acontece. Ah! Junte as provas citadas acima da pessoa que teve o aplicativo clonado.

 

Em todo caso, consulte sempre um advogado da sua confiança para tomar as medidas corretas, claro, isso depois que o problema já está ocorrendo.

 

Mas como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, e aprender com o erro dos outros é mais barato.

 

Assim sendo, a medida profilática melhor é conhecer sobre o problema para que você não seja a próxima vítima, e ainda possa ajudar outras pessoas a não caírem no golpe da clonagem do whatsapp e principalmente agora com a aplicação do tema da Covid-19.

 

E aí, o que achou? Deixe nos comentários a sua contribuição.

 

Sabe de alguém que precisa dessa informação? Envie para ele esse texto.

 

Ah e por falar em golpe, eu tenho vários outros artigos, talvez interessem você, segue uma pequena amostra abaixo.

 

https://rochadvogados.com.br/parece-fundo-de-investimento-mas-e-so-mais-uma-piramide-financeira/

 

https://rochadvogados.com.br/ja-conhece-a-nova-modalidade-de-emprestimo-bancario-forcado/

 

https://rochadvogados.com.br/opiniao-juridica-3-dicas-para-voce-nao-cair-em-golpes-financeiros/

 

https://rochadvogados.com.br/dica-do-especialista-cuidado-com-o-golpe-do-leilao-de-veiculos/

 

https://rochadvogados.com.br/atencao-homens-casados-cuidado-com-esse-golpe/

 

Dr. Rafael Rocha

Compartilhar esta postagem
Fale conosco!