Quedas de Energia da ENEL (CELG) Podem Gerar Indenizações

WhatsApp Image 2019 08 13 At 08.38.29 (1)

Em Goiás, a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, durante muitos anos, foi a CELG, uma empresa estatal que acabou sendo privatizada e denominada de ENEL, com a promessa de que haveria a melhora na prestação desse essencial serviço.

A realidade, contudo, foi outra. A Enel é considerada a pior companhia de energia elétrica do país, pela a Aneel, com o maior tempo de horas de interrupção ou suspensão do fornecimento de energia elétrica, confira aqui.

Quem mora em Goiás sabe que basta o cachorro fazer xixi no poste para a energia acabar.

E, com a queda da energia, podem surgir vários prejuízos financeiros e morais aos consumidores/clientes da empresa.

Advogados em Goiânia e região para atuação em problemas gerados por quedas de energia da ENEL (CELG), interrupção e suspensão do fornecimento de energia elétrica que geraram prejuízos materiais, morais e lucros cessantes.

1 – Quais os principais prejuízos que podem ocorrer?

Prejuízos por queda de energia

 A perca patrimonial é a primeira a ser sentida, com os danos materiais decorrentes de “queima” de aparelhos eletrodomésticos como geladeira, televisões, portões eletrônicos, deterioração de alimentos refrigerados etc.

Poderá, ainda, haver o que é chamado de lucro cessante, ou seja, uma impossibilidade de você ter ganhado algum dinheiro em razão da falta da energia elétrica.

Imagine um salão de beleza que não possa funcionar por causa da ausência do fornecimento desse serviço, deixando de atender vários clientes durante alguns dias ou semana. Esse prejuízo pode ser indenizado e o consumidor ressarcido pelo o que deixou de ganhar.

Outra possibilidade de dano que pode surgir é o moral. Ficar sem energia elétrica durante alguns dias é bem constrangedor! Ter de tomar banho em água fria, ficar sem poder usar a geladeira, sem assistir televisão, sem usar internet é um transtorno que foge do mero aborrecimento ou fato corriqueiro do cotidiano. Ainda mais quando o restabelecimento do serviço não é feito rapidamente, sem motivos.

Em alguns casos, ações dessa natureza têm sido julgadas procedentes e realizados acordos para pagamento de R$ 3.000,00 (três mil reais), a título de danos morais.

É um valor baixo, porém, se cada consumidor prejudicado tomar uma providência nesse sentido, não deixando passar em branco o seu prejuízo, a empresa terá de mudar o seu comportamento, entregando um serviço de melhor qualidade.

Lembre-se: a fatura virá no mês seguinte, seja o serviço prestado de forma regular ou irregular e os aumentos dela são constantes.

2 – O que fazer para aumentar as chances de ganhar uma ação?

Primeiramente, faça o maior número possível de provas, anote protocolos de ligações, tire print’s de telas de reclamações em redes sociais e outros canais disponibilizados, tire fotos dos seus equipamentos danificados, guarde orçamentos de consertos, notas fiscais e tenha testemunhas que saibam dizer tudo o que aconteceu.

Não é necessário, obrigatoriamente, que você tenha todas essas provas para obter sucesso em sua ação, porém, quanto mais provas, melhor.

Depois, descreve minuciosamente todo o acontecido, mencionando datas, endereços, hora que houve a interrupção do serviço, hora do restabelecimento (caso tenha havido) etc. Quanto mais dados detalhados em sua petição será mais fácil convencer o Juiz de que aquilo realmente aconteceu.

É muito comum ver petições genéricas de advogados que trabalham com processos em massa (grande quantidade) sobre esses casos. Isso, na prática, reduz a chance de vitória e diminui o valor que o magistrado poderá fixar.

3 – Mas e se eu ainda estiver sem energia?

Não é incomum que vários clientes da Enel fiquem muitos dias sem energia. Tem situações que pessoas ficaram até semanas sem esse importante serviço.

Nessa situação, você poderá solicitar ao Juiz um pedido imediato para o restabelecimento da energia, em uma “liminar”, que será analisada em um curto período de tempo.

Estamos à disposição para realizar atendimento dinâmico e focado no seu caso, nas cidades de Goiânia, Grande Goiânia, Catalão, Piracanjuba, Morrinhos, Jaraguá, Itapuranga, Petrolina de Goiás, Goiás, Porangatu, Uruaçu, Minaçu,

Atendemos também nas cidades de Niquelândia, Luziânia, Formosa, Flores de Goiás, Cristalina, Monte Alegre de Goiás, Anápolis, Trindade, Caldazinha, Bela Vista de Goiás, Hidrolândia, Leopoldo de Bulhões, Rio Verde, Quirinópolis, Jataí. Entre São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

Agradecemos a visita.

Dr. Rafael Rocha Filho

 

 

 

Compartilhar esta postagem
Fale conosco!