Guia Para Identificar Fake News

Guia Para Identificar Fake News

É notório que quando aparece uma notícia, nossa primeira reação é a desconfiança, certo? Errado. Muita gente compartilha sem nem mesmo ler o conteúdo, por pura preguiça, ou porque são ingênuos mesmo.

 

Mas a pergunta é, como posso ter certeza que uma notícia é fake? Nesse breve artigo vou apontar algumas direções que você pode seguir para identificar se uma notícia é falsa ou verdadeira.

 

ü     CONDIDERE A FONTE. O primeiro a se observar é quem está publicando a informação. Ao contrário do que muita gente pensa, a grande imprensa tem muita preocupação com Fake News. Veja que a maioria das Fake News são publicadas por sites esquisitos, cheios de propagandas para que quando você acesse, gere lucro para eles? Esses portais não possuem qualquer relevância, e não tem nenhum compromisso com a verdade.

 

ü     VERIFIQUEM A DATA. Muitas notícias, imagens, vídeos antigos são publicados como se fossem hoje, daí quando você observa a data, isso ocorreu há mais de 3 ou 5 anos.

 

ü     PERGUNTE SE NÃO HÁ PIADA. Há muitos sites de paródias como o Sensacionalistas que publicam sátiras, e diversas pessoas compartilham como se fossem uma realidade.

 

ü     OBSERVE O TEOR SENSACIONALISTA. Alguns portais sensacionalistas publicam suposições como se fossem fatos, atraindo a atenção de incautos com o único objetivo de gerar cliques e vender propaganda. Cuidado com as expressões, “compartilhe rápido antes que tirem do ar”, “isso não está na grande mídia”.

 

ü     FAÇA COMPARATIVOS. Se uma informação é relevante, estará em diversos sites informativos do país. Em 2 minutos você pode conferir se mais alguém está falando sobre isso.

 

A Fake News causa grande prejuízo às pessoas, empresas, instituições, e atinge a coletividade. Não seja você um ingênuo à serviço dessas pessoas que lucram com notícias falsas.

 

Dr. Rafael Rocha

Compartilhar esta postagem
Fale conosco!