Como Desconstruir Uma Notícia

Como Desconstruir Uma Noticia

Toda notícia pode ser descontruída para averiguação de sua veracidade ou falsidade. Desconstruir é chamar as partes para encontrar os possíveis problemas que foi informado.

Nesse breve explicação irei apontar detalhes de uma notícia que podem ser desconstruídos até chegar em seu verdadeiro objetivo.

1. OUTORIA. Toda notícia é construída por alguém. Ao se deparar com uma mensagem a primeira pergunta é quem é o autor do que está sendo noticiado? Os jornalistas assinam suas matérias, colunas, e pequenos posts. Se é anônimo, já tem algum problema, portanto cuidado. Nenhuma Fake News é criada sem um objetivo específico, qual seja enganar para obter alguma vantagem, financeira, política, a depender do plano. Todos já devem ter recebido um áudio no WhatsApp que supostamente é atribuído a uma pessoa importante na área médica, política, autoridade policial, cuidado, não é possível verificar autoria.

2. FORMATO. As notícias foram criadas utilizando-se de algumas técnicas para atrair sua atenção. A pergunta a ser feita é quais os gatilhos foram utilizados? Ex. (i) Urgência, “clique agora antes que saia do ar”. (ii) Conspiracionismo, “a grande mídia não vai mostrar isso” (iii) Medo “essa notícia vai abalar a república”.

3. AUDIÊNCIA. Para quem é dirigida essa mensagem? Já observou que determinados políticos só tratam de um assunto para agitar suas bases? Ficam sempre  tocando na mesma tecla com o objetivo de manter a turba. Tem um público específico para todo tipo de Fake News.

4. CONTEÚDO. Quais são os valores contidos na notícia? Discurso de Ódio? Racismo? Incitação à violência? Jogar determinado público contra uma pessoa, empresa ou político? Observe o que estão querendo com aquilo que foi publicado, e pode ser uma imagem, um vídeo ou mesmo um texto.

Caso tenha dúvida se uma notícia é Fake News, faça a sua desconstrução, e, jamais compartilhe coisas duvidosas, você está sendo usado por organizações criminosas para repassar notícia falsa.

Dr. Rafael Rocha

Compartilhar esta postagem
Fale conosco!