TJ-DFT ADMITE RECURSO ESPECIAL QUE QUESTIONA A CAPITALIZAÇÃO MENSAL DE JUROS EM CONTRATO IMOBILIÁRIO
O presidente do TJ-DFT, Desembargador Cruz Macedo, admitiu Recurso Especial que questionou, entre outros pontos, a realização de capitalização mensal de juros em contrato de financiamento imobiliário.
No caso em questão, a vendedora, empresa que também realizou o financiamento do imóvel, de forma direta, não é instituição financeira ou equiparada, o que a proíbe de realizar a capitalização mensal de juros, o que caracteriza violação aos artigos 5º, §2º, da Lei 9.514/1997, 4º, do Decreto-Lei 22.626/1933.
Na decisão que exerceu o juízo de admissibilidade do recurso, o Desembargador considerou que:
O advogado Rafael Rocha Filho, do escritório Rocha Advogados, autor da parte recorrente, afirma que a decisão é muito importante porque permite a subida do recurso ao Superior Tribunal de Justiça, algo muito incomum. Ademais disso, o acórdão recorrido violou jurisprudência pacífica do STJ sobre o assunto, inclusive firmada em sede de recurso repetitivo.
Dessa maneira, a análise da questão, pela Corte Cidadã, poderá reverter decisão anterior do próprio TJ-DFT, a qual havia permitido a capitalização mensal de juros.
Nós podemos ajudar se você estiver precisando de Advogados especializados em contrato, imóvel, tabela price, capitalização, juros, abusivos, ilegais, parcelas, aumento, revisão, revisional, em Goiânia, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Rio Grande do Sul, em todo Brasil.
Dr. Rafael Rocha Filho