Passo a passo para o despejo em contrato de aluguel com prazo indeterminado não residencial

Passo A Passo Para O Despejo Em Contrato De Aluguel Com Prazo Indeterminado Nao Residencial

Permanecer ou ter de sair de um imóvel, no qual a locação não seja residencial, pode ocorrer de forma mais simples e rápida do que você possa imaginar.

Para conseguir que o inquilino tenha de desocupar o imóvel, inclusive por meio de uma liminar, ou para que você, como inquilino, continue no imóvel, veja esse passo a passo de como funciona esse tipo de despejo, em uma locação que não envolva imóvel residencial.

A lei estabelece alguns requisitos importantíssimos para que esse tipo de despejo seja possível, faltando algum deles, não será permitido que a desocupação do imóvel prossiga.

Vamos entender como isso ocorre.

1º passo – locação não residencial

A natureza da locação é o primeiro ponto a ser analisado. A locação deve ser do tipo “não residencial”, que são aquelas locações de imóveis destinados ao comércio (art. 51, caput, da Lei de nº 8.245/91).

2º passo – locação por prazo indeterminado

O segundo aspecto importante é que essa locação “não residencial”/comercial, não pode ter uma prazo de duração ainda em vigência. Ela deve ser do tipo indeterminada.

Pode até, no passado, ter havido um contrato prevendo um prazo para o início e término da locação, mas é importante que o prazo do final desse contrato tenha se passado sem que tenha havido a previsão de novo ajuste, estendendo esse prazo para o futuro.

Nessa hipótese, o contrato que se iniciou como determinado seguirá como indeterminado (art. 56, parágrafo único, da Lei de Locações), possibilitando o despejo aqui explicado.

É de vital necessidade analisar o contrato que, porventura, tenha sido feito, porque é de praxe se incluir uma cláusula de renovação automática do prazo contratual previsto inicialmente, caso ele passe e as partes fiquem silente, o que resultara em um novo prazo, fazendo com que esse contrato continue a ser de prazo determinado, o que impedirá o uso desse tipo de ação de despejo.

3º passo – notificação

O locador é obrigado a realizar uma notificação informando ao inquilino que pretende reaver o imóvel, dando-lhe o prazo de 30 (trinta) dias para desocupar o bem (art. 57, da Lei de Locações).

Esse tipo de desfazimento do contrato de locação, chamado de denúncia vazia, não exige nenhum motivo. É a mera vontade do locador de retomar o bem que o autoriza a fazer isso.

A lei não exige uma forma expressa para que essa notificação ocorra. Todavia, enviar por meio de Cartórios ou Correios, com aviso de recebimento, certamente é a forma mais segura.

4º passo – ação de despejo em até 30 dias após o final do prazo da notificação

Caso o inquilino não desocupe o imóvel no prazo que lhe foi concedido para tanto, será necessário propor a ação de despejo em um prazo de até 30 (trinta) dias após o final desse período, conforme prescreve o art. 59, §1º, inciso VIII, da Lei de Locações, veja:

Art. 59. Com as modificações constantes deste capítulo, as ações de despejo terão o rito ordinário.

§ 1º Conceder – se – á liminar para desocupação em quinze dias, independentemente da audiência da parte contrária e desde que prestada a caução no valor equivalente a três meses de aluguel, nas ações que tiverem por fundamento exclusivo:

(…)

VIII – o término do prazo da locação não residencial, tendo sido proposta a ação em até 30 (trinta) dias do termo ou do cumprimento de notificação comunicando o intento de retomada;

5º passo – caução no valor equivalente a três meses de aluguel

Para que a liminar seja cumprida, será necessário que o locador faça a caução de 3 (três) meses de aluguel, como uma medida de contragarantia.

Caso o aluguel que foi ajustado fosse no valor de R$ 3.000,00, será necessária uma caução de R$ 9.000,00.

Essa caução pode se dar de algumas formas como: depósito do valor em uma conta judicial, um cheque desse valor, garantia expedida por instituição financeira (fiança bancária, por exemplo).

O meio mais usual é o depósito em dinheiro.

Alguns detalhes sobre essa ação

Cumpridos todos os requisitos acima explicados, será deferida a medida liminar para que o locatário desocupe o imóvel, no prazo de 15 (quinze) dias.

Permanecendo no bem após esse prazo, o locador poderá pedir que o juiz autorize o arrombamento do imóvel, com o acompanhamento da polícia militar, expedindo-se um mandado para tanto, retirando todas os objetos do inquilino do imóvel e deixando-o livre para que seja utilizado.

O prazo inicial de 15 (quinze) dias é o momento que o inquilino terá para tentar reverter essa medida que foi concedida, por meio do recurso próprio e específico, buscando demonstrar que algum requisito da lei não foi cumprido.

Nesse tipo de despejo, como o objeto não são alugueis em atraso, não é possível que o inquilino faça a purgação da mora (art. 62, inciso II, da Lei de Locações), que seria o direito de permanecer no imóvel pagando todos os valores em atrasos e demais custos envolvidos.

Nós podemos ajudar se você estiver precisando de Advogados especializados em ações que envolvam despejo, aluguel, contrato, indeterminado, locação, liminar, nas cidades de Goiânia, Grande Goiânia, Catalão, Piracanjuba, Morrinhos, Jaraguá, Itapuranga, Petrolina de Goiás, Goiás, e em Brasília, Distrito Federal, Mato Grosso, Centro-Oeste, São Paulo, Brasília.

Atendemos também clientes das cidades de Porangatu, Uruaçu, Minaçu, Niquelândia, Luziânia, Formosa, Flores de Goiás, Cristalina, Monte Alegre de Goiás, Anápolis, Trindade, Caldazinha, Bela Vista de Goiás, Hidrolândia, Leopoldo de Bulhões, Rio Verde, Quirinópolis, Jataí.