JUIZ ANULA SENTENÇA DE USUCAPIÃO POR ERROS GRAVES EM PROCESSO

Juiz Anula Sentenca De Usucapiao Por Erros Graves Em Processo

O juiz Bruno Nascimento Troccoli, da 2ª Vara de Mongaguá – SP, anulou sentença de ação de usucapião, a qual ele próprio havia concedido o pedido, em razão da existência de vícios graves no primeiro processo.

 

O autor da ação, que havia arrematado o imóvel do Estado de São Paulo, em um leilão público, fora surpreendido com uma sentença, transitada em julgado, que havia concedido a usucapião deste bem para moradores que residem no imóvel.

 

Ao ser analisado o processo, foi possível verificar inúmeras irregularidades, dentre elas, a ausência de certidão atualizada do imóvel, o que resultou na omissão da informação de que o imóvel usucapido ainda pertencia à Fazenda Pública, não sendo permitida a sua usucapião.

 

O magistrado, na sentença da ação declaratória de nulidade, ao tratar deste ponto, decidiu que:

 

Logo, por força do dispositivo no artigo 183, § 1ª, da Constituição Federal, e no artigo 102 do Código Civil, o imóvel não é passível de ser usucapido.

 

Por fim, determinou:

WhatsApp Image 2022 06 29 At 13.05.33

O advogado, Rafael Rocha Filho, do escritório Rocha Advogados, que atuou pelo autor da ação declaratória de nulidade, afirma que a sentença corrigiu um equívoco muito grande cometido na ação de usucapião, resguardando o regular direito do proprietário do imóvel.

 

Leia outros temas relacionados:

 

Juiz suspende mandado de registro de sentença de usucapião

 

Imóvel usucapido sem o dono saber

 

Nós podemos ajudar se você estiver precisando de Advogados especializados em contrato, imóvel, leilão, arrematação, judicial, extrajudicial, apartamento, casa, galpão, usucapião, em Goiânia, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Rio Grande do Sul, em todo Brasil.

 

Dr. Rafael Rocha Filho

Compartilhar esta postagem
Fale conosco!